Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Carpoolen/liften

Sexta-feira, 16.03.12

O preço do combustível está a subir, posso ir no teu carro?

As boleias partilhadas aumentam ao ritmo da subida da gasolina e há sites que ajudam a encontrar parceiros para as viagens

Texto de Sara Dias Oliveira • 16/03/2012 - 10:30

 

Os preços dos combustíveis têm aumentado muito, a carteira emagrece quando pára no posto mais próximo, e as auto-estradas têm menos 130 mil carros por dia. Fazem-se contas à vida e as boleias partilhadas estão na moda. Há sites, mapas, percursos e calculadoras à disposição. O P3 foi conhecer três exemplos de sites em português dedicados à boleia organizada.

 

Carpool

Foi como um "flash" no meio do trânsito. O web designer Paulo Gingão estava empancado no IC19, rodeado de muitas viaturas com apenas o condutor, e a ideia surgiu. Por que não juntar pessoas no mesmo carro com fins compatíveis? Como uma espécie de “dating” aplicado aos carros.

 

E foi assim que nasceu o site de partilha de viagensCarpool, que se mantém no activo há cerca de sete anos. Com perto de seis mil registos e uma média diária de 2.900 pessoas à procura de boleia para dividir. Os condutores registam-se, definem um perfil, configuram o percurso num mapa, o site procura compatibilidades e avisa quem está no caminho. A procura aumenta sobretudo quando os preços dos combustíveis disparam. 

 

deboleia

Nuno Pinto e Tozé Constantino conheceram-se na Universidade do Minho. O primeiro estudava Gestão, o segundo Psicologia. Em 2007, o destino cruzou-os no deboleia, o site que explica tudo o que se deve fazer para partilhar boleia, com calculadora incluída. Quase cinco anos depois, não há qualquer queixa no currículo do site. Condutores e passageiros divulgam percursos e necessidades e o contacto acontece.

 

“O número de visitas tem crescido e associamos esse crescimento ao aumento do custo de vida em Portugal, nomeadamente aos custos dos combustíveis”, adianta Nuno Pinto. A ideia do Deboleia foi importada por Tozé Constantino que, numa viagem, percebeu que havia muita oferta do género no estrangeiro. Os dois amigos não tardaram a meter mãos à obra. “Sentimos que é uma grande ajuda colocar pessoas a partilharem o carro”.

 

Hitchhikers, versão portuguesa

Lia Marujo é professora de Ciências Físico-Químicas numa escola pública nos arredores de Lisboa. Há oito anos disponibilizou-se para traduzir para português o site das boleias por toda a Europa e a sua marcou ficou assim colada ao Hitchhikers. Era estudante universitária, andava a planear um "inter-rail" pela Europa e caiu ali, naquele site.

 

“Enquanto adolescente-quase-em-viagem, achei a ideia das boleias fantásticas”, revela. Depressa percebeu que o site sobrevivia do voluntariado – não havia qualquer publicidade nas páginas – e decidiu colocar-se à disposição do mentor da ideia, ou seja, do holandês e informático Jasper Cramwickel.

 

Lia enviou um email a dar-lhe os parabéns pela criação e manutenção de um site que tem boleias para todos os gostos, feitios e países. A tradução não tardou. “O Jasper enviou-me o ficheiro e fiz a tradução nessa mesma semana, numa única noite, entre os meus relatórios da faculdade, e o trabalho em part-time que tinha na altura”, recorda.

 

Lia olhava para Jasper como um grande maluco. “Olhando para trás, a atitude de criar um site gratuito para publicar boleias era, já de si, demasiado maluca”. “Mas, para quem, como ele, nasceu e viveu num país tão pequeno, como os Países Baixos, e com vizinhos de fronteira tão perto, a ideia das boleias talvez não seja assim tão rebuscada. É talvez uma questão cultural”.

 

A jovem universitária não chegou a usar o site que traduziu para apanhar boleia. Neste momento, de quando em vez, recebe emails de portugueses com perguntas sobre como podem procurar boleia. No Hitchhikers está lá tudo. Datas, sítios, partidas, custos. Tudo para andar à boleia pela Europa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NCBPortugal às 17:05








comentários recentes

  • Marant

    Wij zijn al open vanaf vrijdag 5 september!!

  • MARANT

    Nog gedurende deze expositie hebben we een special...

  • Karin Hulsman

    Helaas, de markt gaat morgen niet door. De volgend...

  • Bert ten Brinke

    Mooi, Leni.Dit gedicht is muzikaal vertolkt door h...

  • Anónimo

    gostei do blog

  • leni

    ocharme die non... 'k zou niet in haar plaats will...

  • marten salverda

    Vanuit Nederland onze oprechte deelneming! Sterkte...

  • Leen

    http://e-beira.com/index.php?option=com_adsmanager...

  • Leen

    http://www.facebook.com/events/283276478451184/We ...

  • NCBPortugal

    ja, inderdaad .De volgende is op 1 juli.Leni