Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



LXFactory

Segunda-feira, 27.08.12

Dordrecht/ Lisbon

Noordkaap em Lisboa/LXFACTORY

Inauguração: 1 de Setembro, pelas 20H00 na LXFactory

Exposição: 2 a 10 de Setembro de 2012, 16H00 – 20H00,

LXFactory Public screenings: 1, 7 e 8 de Setembro, 21H00,

LXFactory Entrada Livre

      Em 2011, o colectivo de artistas sediados na Holanda, Noordkaap, lançaram um programa de uma exposição internacional. Noordkaap analisa questões atuais na sociedade e produz projetos de arte socialmente engajados. O programa, que decorre até o final de 2012, investiga a ascensão do populismo na Europa, através do ativismo e da arte conceptual. Noordkaap viaja durante dois anos na Europa com um programa de exposições em permanente construção e apresentado em seis cidades: Munique, Istambul, Colônia, Budapeste, Lisboa e Dordrecht.

As discussões e sessões de brainstorming com os parceiros internacionais e os artistas vão moldando o programa de cada exposição. Os artistas são convidados a mergulhar em fenómenos locais e atuais, no âmbito das situações sociais experienciadas nas respectivas cidades.

Exposição em Lisboa / LXFactory

A quinta exposição desta viagem pela Europa pode ser vista na LXFactory entre 1 e 10 de Setembro de 2012. A exposição mostra obras de artistas internacionais realizadas em Munique, Istambul, Budapeste e Colónia. Noordkaap também trabalha com um grupo de artistas em peças específicas e intervenções artísticas em Lisboa. Artistas em Lisboa: Carlos d'Abreu (PT), Johannes Brechter (DE), Daan den Houter (NL), Filippo Minelli (TI), Remotewords (DE), Benjamin F. Stumpf & Antje Feger (DE). Trabalhos presents na Galeria da LxFactory: Carlos d’Abreu (PT), Filippo Minelli (IT), Daan den Houter (NL), Foundland (NL), Michael Kluver (NL), Benjamin F. Stumpf & Antje Feger (DE).

www.noordkaap.org facebook/artspace noordkaap info@noordkaap.org

Contactos LX Patrícia Freire diasdepasseios@gmail.com 967354817

 

2. Exibições de filmes Durante a exposição Noordkaap realizam-se sessões públicas na LX Factory mostrando as obras, vídeos e entrevistas com artistas que integram a Noordkaap em cada cidade visitada. Times Noordkaap Leia tudo o que se passa na Noordkaap em Lisboa no Times Noordkaap, um jornal feito com as contribuições de artistas, pensadores, curadores e historiadores de arte da Holanda e das cidades-hóspedes.A edição de Lisboa estará disponível na LX Factory a partir do 06 de Setembro. Enquadramento A arte & a ascensão do populismo Noordkaap examina a influência dos movimentos populistas na sociedade europeia. Como é que os países lidam com a ascensão do populismo? Como respondem os cidadãos ao populismo? E como é que os artistas se relacionam com tudo isto? Conceitos “contentor” como fundamentalismo, extremismo, e oportunismo, tal como o populismo, são difíceis de entender e captar. No entanto, a sua influência no quotidiano da sociedade pode ser devidamente analisada. Noordkaap não quer apenas exibir uma atitude negativa em relação às estratégias populistas. O programa também deixa espaço para trazer a arte para um público mais amplo, com estratégias semelhantes. Noordkaap não se aventura apenas para fora das fronteiras do seu próprio país, mas também fora dos muros da instituições de arte. Muito parecido com um político, que procura o apoio da comunidade durante o tempo de campanha. Através de seu programa, Noordkaap visa contribuir para o debate público, ao criar uma base de apoio para públicos socialmente engajados e arte ativista e politicamente comprometida.

Parceiros em Lisboa: Criaatividade – Associação Cultural e LXFactory Made possible with the kind support of: Mondriaan Fonds, City Council Dordrecht, VSBFund, Fund for Culture Participation

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NCBPortugal às 14:10








comentários recentes

  • Marant

    Wij zijn al open vanaf vrijdag 5 september!!

  • MARANT

    Nog gedurende deze expositie hebben we een special...

  • Karin Hulsman

    Helaas, de markt gaat morgen niet door. De volgend...

  • Bert ten Brinke

    Mooi, Leni.Dit gedicht is muzikaal vertolkt door h...

  • Anónimo

    gostei do blog

  • leni

    ocharme die non... 'k zou niet in haar plaats will...

  • marten salverda

    Vanuit Nederland onze oprechte deelneming! Sterkte...

  • Leen

    http://e-beira.com/index.php?option=com_adsmanager...

  • Leen

    http://www.facebook.com/events/283276478451184/We ...

  • NCBPortugal

    ja, inderdaad .De volgende is op 1 juli.Leni