Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Representante bij Finanças: illegaal volgens Europees hof van Justitie

Sexta-feira, 03.06.11


 
 
O Tribunal de Justiça da União Europeia condenou ontem o nosso país por o código do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) obrigar os contribuintes não residentes em Portugal a designarem um representante fiscal nas relações com o fisco. 

"O Tribunal de Justiça declara que Portugal não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força da livre circulação de capitais", conclui a instituição em acórdão lido ontem na sede da instituição, no Luxemburgo.  
 
O artigo 130.° do Código do IRS prevê a obrigação de designar um representante fiscal quer para'os não residentes que obtêm no País rendimentos sujeitos ao imposto sobre o rendimento quer para os residentes em Portugal, mas que se ausentem do território nacional por um período superior a seis meses.  
 
O Tribunal de Justiça considera que, ao obrigar os contribuintes em causa a designar um representante fiscal, se está a impor a obrigação de efectuar diligências e de, na prática, o contribuinte suportar o custo da remuneração desse representante.  
 
"Tais obrigações são um incómodo para estes contribuintes, susceptível de os dissuadir de investirem capitais em Portugal e, nomeadamente, de aí fazerem investimentos imobiliários", declara a sentença do tribunal.  
 
Os juizes europeus também recusaram a argumentação invocada por Portugal segundo a qual existe uma razão imperiosa de interesse geral susceptível de justificar a referida restrição ao exercício da livre circulação de capitais.  
 
O Tribunal de Justiça defendeu que não está provado que, no caso de um contribuinte não residente em Portugal, este não cumpra as suas obrigações fiscais declarativas e não pague o imposto devido.  A Comissão Europeia avançou em Julho de 2007 com a acção judicial contra Portugal, que terminou ontem com a leitura da sentença. 

Diário de Notícias | 06.05.2011

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NCBPortugal às 15:26








comentários recentes

  • Marant

    Wij zijn al open vanaf vrijdag 5 september!!

  • MARANT

    Nog gedurende deze expositie hebben we een special...

  • Karin Hulsman

    Helaas, de markt gaat morgen niet door. De volgend...

  • Bert ten Brinke

    Mooi, Leni.Dit gedicht is muzikaal vertolkt door h...

  • Anónimo

    gostei do blog

  • leni

    ocharme die non... 'k zou niet in haar plaats will...

  • marten salverda

    Vanuit Nederland onze oprechte deelneming! Sterkte...

  • Leen

    http://e-beira.com/index.php?option=com_adsmanager...

  • Leen

    http://www.facebook.com/events/283276478451184/We ...

  • NCBPortugal

    ja, inderdaad .De volgende is op 1 juli.Leni