Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ROTA DO AZEITE

Sexta-feira, 11.11.11

 

Rota do Azeite 2011

 

PROGRAMA DE PASSEIO ETNOGRÁFICO

Através da ROTA DO AZEITE levamos os nossos clientes a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. Inclui visita ao núcleo museológico da Cabreira. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite. Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.

 


 

        

10h30Chegada a Góis (Bombeiros Voluntários de Góis)

Início do processo de prensagem, onde os participantes podem ter um papel activo. Será feita uma lagarada de propósito para este grupo. Este lagar tem a água como fonte de energia. A água proveniente de uma levada faz mover uma roda, que por sua vez move a entrosga pequena que por sua vez move a entrosga grande (levadoura) e por sua vez move as galgas num velho pio. É neste pio onde são colocadas as azeitonas, que depois de prensadas são transportadas para as enceiradouras, através das ceiras.

 

13h30 – Almoço: realiza-se no restaurante na aldeia da Cabreira. Entradas regionais, sopa serrana, o prato (tibornada) - a tibornada é feita à base de bacalhau, batata, couve, alguns segredos e muito azeite. Este prato era confeccionado pelos trabalhadores dos lagares que aproveitavam o azeite quente que era produzido para molhar a broa de milho. Todo regado por um bom vinho e acompanhado de broa cozida em forno de lenha. O final é rematado com uma maravilhosa tijelada – doçaria regional à base de ovos.

 

A seguir ao almoço fazemos uma caminhada pelos caminhos tradicionais que ligavam a aldeia ao lagar, passando pelos terrenos de cultivo onde se situam as oliveiras e onde os participantes podem apanhar azeitonas e visitando o Núcleo Museológico da Cabreira.

 

16h - A massa feita de manhã é prensada por duas varas de madeiras, daí este tipo de lagares ser chamado de varas. Todo o restante processo de separação do azeite da água é o saber que ainda guardam os velhos mestres de lagar, que passam os seus conhecimentos apenas por via oral, razão pela qual é tão rica e intensa a participação neste processo. No final o mais puro azeite é retirado após um processo demorado, que talvez por causa disso tenha como resultado final um sabor tão requintado.

 

Final do programa, com um bailarico com música regional e um lanche onde o mel, as folhozes, a broa, o queijo e o vinho têm lugar.

 

DATAS PREVISTAS 2011/2012:

12, 19, 20, 26 de Novembro; 3 Dezembro – 2011

21 de Janeiro - 2012

 

Duração do programa: inicia-se às 10h30. Termina por volta das 17h30.

 

Ponto de encontro: 10h30 – Bombeiros Voluntários de Góis

 

Para chegar a Góis (vindo de norte): A1 até Coimbra Norte. Aí, continuar pelo IP3 em direcção a Penacova. Na 2ª saída de Penacova, onde se indica V.N. Poiares e Penacova, sair e na 1ª rotunda (que tem o barco) virar à direita. A seguir, na 2ª rotunda, virar à esquerda e seguir sempre em frente. Mais abaixo chega a uma ponte grande sobre o rio Mondego, atravessar e logo a seguir virar à direita em direcção a V.N. Poiares. Depois seguir sempre em frente pela N2 até chegar à 1ª rotunda de V.N.Poiares. Seguir em frente, sair da vila e nas rotundas seguintes seguir em frente (tem placa a indicar Góis). Depois são mais 15 Km até Góis.

 

Para chegar a Góis (vindo de sul): A1 para Coimbra. Sair na saída de Condeixa e Lousã (e não na saída de Coimbra). Aí apanhar a IC2 / N1 até Coimbra. Quando estiverem a chegar a Coimbra encontram a Ponte Rainha Santa Isabel, atravessam a ponte em direcção a N17, Lousã, e V.N.Poiares. No final da ponte virar à direita seguindo as mesmas indicações. Quando encontrarem a rotunda da ponte da Portela (conjunto de 3 pontes paralelas) seguem em direcção a V.N. Poiares, Guarda. Andam uns 25 km sempre na N17 e, no entroncamento de Poiares, encontram 2 rotundas. Viram na 2ª rotunda à direita em direcção a Góis. Depois são uns 15 km até Góis seguindo a estrada N2 sempre em frente.

 

PVP: 38,5€/pax. Inclui: a tibornada (almoço), guia, monitores de actividade e animação do programa, 1 recordação de Góis e 1 garrafa de azeite artesanal por pessoa. O almoço é o designado no programa por tibornada (prato com bacalhau e bastante azeite – qualquer pedido de ementa especial deve ser feito com antecedência). Inclui lanche. Só se realiza com mínimo de 25 paxs.

 

CONDIÇÕES:

- Iva não incluído.

- Descontos: Crianças até 6 anos – gratuito. Jovens entre 7 e 12 anos – 50%. Mais de 13 anos – preço normal. Desconto de grupo – pedir orçamento à medida. Também é possível organizar com autocarro e alojamento.

- INSCRIÇÃO: Para efectivar a inscrição, bastar indicar um nome, nº telemóvel e enviar para a Trans Serrano até 30 dias antes, 50% de adiantamento para reserva, para o nib: 0035.0345.0000.6867.5301.1.

 

Em caso de não comparência ou desistência nas 24 horas antecedentes à actividade, sem qualquer tipo de notificação, a Trans Serrano reserva-se no direito de reter ou exigir o pagamento de 50% do preço da actividade.

 

 

Suplemento de alojamento em Arganil, Góis ou Lousã – residencial, hotel ou turismo rural – desde 20€/pax (em quarto duplo ou casal), com pequeno-almoço.

 

Arranje um grupo e organize uma data específica para a sua família, grupo de amigos ou empresa!

 
   

 

 Caso tenha um grupo com mais de 25 pessoas, pode realizar este programa noutra data à sua escolha.

Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.
Inscrições e informações:

Bairro de S. Paulo, 2, 3330-304 GÓIS

tel / fax 235 778 938, telem 966 217 787

mail geral@transserrano.com
ALVARÁ nº24/2003 (DGT) - ALVARÁ nº 231/2005 (IPJ)

Empresa fundadora da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

www.transserrano.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NCBPortugal às 12:18








comentários recentes

  • Marant

    Wij zijn al open vanaf vrijdag 5 september!!

  • MARANT

    Nog gedurende deze expositie hebben we een special...

  • Karin Hulsman

    Helaas, de markt gaat morgen niet door. De volgend...

  • Bert ten Brinke

    Mooi, Leni.Dit gedicht is muzikaal vertolkt door h...

  • Anónimo

    gostei do blog

  • leni

    ocharme die non... 'k zou niet in haar plaats will...

  • marten salverda

    Vanuit Nederland onze oprechte deelneming! Sterkte...

  • Leen

    http://e-beira.com/index.php?option=com_adsmanager...

  • Leen

    http://www.facebook.com/events/283276478451184/We ...

  • NCBPortugal

    ja, inderdaad .De volgende is op 1 juli.Leni