Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



TRIGO LIMPO TEATRO ACERT

Quinta-feira, 14.08.14

A Viagem do Elefante no Sátão

 

Sábado, 16 de agosto, 21:30h — Junto aos Paços do Concelho


No Sátão, localidade com história milenar, a viagem de caravanas reais e populações dos vários países da longa jornada, conduzirá o elefante Salomão até à Áustria…
O gigante elefante Salomão já vive no Sátão desde o início da semana, travando amizades e ganhando energias humanas para reviver, sempre inovadoramente, a grande viagem que acontecerá no próximo sábado.
 
No SátãoA Viagem do Elefante será palmilhada pelo Trigo Limpo teatro ACERT na companhia de mais de meia centena de participantes locais que, com a sua generosidade e talento, festejarão a riqueza humana de uma terra de memórias. Uma manifestação artística e de cidadania  que afirma que “No interior de cada país está o seu destino” [1]

“A 18 de Junho de 2009, precisamente um ano antes do dia em que ia morrer, José Saramago estava em Figueira de Castelo Rodrigo, o ponto final de um roteiro cultural [O Caminho de Salomão] que acabava de inaugurar para conhecer por outras perspetivas o país que trazia no coração. Foi este trilho, pela maior parte das localidades portuguesas do percurso do elefante Salomão narradas por José Saramago no seu livro, que foi palmilhado com boas companhias pelo Trigo Limpo teatro ACERT em 2013, tendo como última paragem Rivas-Vaciamadrid em Espanha.

A loucura prossegue em 2014 em mais um sonho que aterra pelo território de Viseu Dão Lafões, tendo como entidade promotora a CIMVDL.

Sátão é a oitava estação duma jornada teatral em que, ao elenco artístico e técnico doTrigo Limpo teatro ACERT, se associarão dezenas de participantes locais que terão interpretações fundamentais contribuindo, tal como a cenografia adaptada à arquitetura dos Paços do Concelho, para que o espetáculo tenha um carácter de estreia com a efemeridade que confere ao teatro o sentido irrepetível que deixa memórias profundas a quem o faz e a quem assiste.

O espetáculo retribui a matriz dum caminho de lembranças onde Saramago “se emocionou vendo o caminhar da história e não a sua decadência, […] os nomes das pessoas que as habitam, os sonhos que os motivam a viver humanamente num lugar feito à medida humana”. [2]

Trigo Limpo teatro ACERT residiu permanentemente mais de um mês nas localidades em que ocorreu a digressão. Até final de setembro, a viagem que tem como timoneiro o gigante elefante Salomão percorrerá ainda mais 6 localidades.
Seguem-se mais momentos mágicos onde arrepios comoventes uniram intérpretes e milhares de espectadores em torno das palavras de grande humanidade que José Saramago reservou para tão genuína celebração.
 
[1] José Saramago nas Suas Palavras, “Saramago: ‘Los políticos no saben Historia”,in ABC, Madrid, 13 de Maio de 1995
 
[2] ibidem
 
 
A Viagem do Elefante - Espetáculo em Vila Nova de Paiva
 
Watch the Video
Share
+1
Forward

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por NCBPortugal às 11:51








comentários recentes

  • Marant

    Wij zijn al open vanaf vrijdag 5 september!!

  • MARANT

    Nog gedurende deze expositie hebben we een special...

  • Karin Hulsman

    Helaas, de markt gaat morgen niet door. De volgend...

  • Bert ten Brinke

    Mooi, Leni.Dit gedicht is muzikaal vertolkt door h...

  • Anónimo

    gostei do blog

  • leni

    ocharme die non... 'k zou niet in haar plaats will...

  • marten salverda

    Vanuit Nederland onze oprechte deelneming! Sterkte...

  • Leen

    http://e-beira.com/index.php?option=com_adsmanager...

  • Leen

    http://www.facebook.com/events/283276478451184/We ...

  • NCBPortugal

    ja, inderdaad .De volgende is op 1 juli.Leni